13.7.06

DesembuchoVIII

Por vezes gosto de passear pelo dicionário. Procuro resultados para palavras que acho de difícil definição. Desta vez foram os frutos. Pêra: fruto da pereira. Melão: fruto do meloeiro. Morango: fruto do morangueiro. Parecia-me pouco, não era isso que procurava. Por ultimo arrisquei macã: fruto da macieira; tudo o que imita esse fruto. Tudo o que imita esse fruto? Fiquei confuso. E ainda mais confuso fiquei ao ver a seguir: Brasil, espécie de banana. Como diz o João Kleber "Pára tudo!" Uma maçã no Brasil é uma especie de banana? Fiz uma pesquisa por banana: fruto bacáceo, de polpa mole, doce e agradável, que provém da bananeira. Ora aí está, apesar de ser uma definição mais próxima do que procurava de inicio, voltei a ficar confuso. "Agradável"? Com que direito? Por acaso acho que não conheço ninguém que nao goste de banana, mas isso não é desculpa para apelidar num dicionário de agradável: que agrada; aprazível; afável; gostoso; saboroso; benigno. Conclusão: nunca mais volto.

Sem comentários: